Alunos do Setor Oeste participam do espetáculo Poesia, Memória e Resistência

#

Nesta terça-feira (27), estudantes do Centro de Ensino Médio Setor Oeste (Cemso) participaram da terceira apresentação do espetáculo Poesia, Memória e Resistência, na Associação Nacional de Escritores (ANE). É o terceiro de espetáculos do projeto Poesia em Voz Alta e a poeta convidada é Cristiane Sobral. As performances seguem até esta sexta-feira (30).

Essa última série de apresentações e parte da ideia de que a poesia pode, entre outras dimensões, servir para criar identidades e ser usada como base para que uma pessoa, um grupo ou uma comunidade ancorem uma posição no mundo. Em uma de suas obras, Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz (Ed. Teixeira), Cristiane mostra a composição étnica da sociedade brasileira e retrata as pressões que a estética e o mercado fazem sobre os que não atendem a um padrão de beleza tido como desejável.

Esse mote leva a encontrar, na tradição brasileira, toda uma corrente de poetas que lançou mão dessa arte para se contrapor a desigualdades, particularmente as de etnia e de classe, entre eles Castro Alves, Cruz e Sousa e Luís Gama. As obras desses autores também fazem parte do espetáculo.

As poesias selecionadas são interpretadas pela atriz Julie Wetzel e acompanhadas da música de Toninho Alves. Desde o início de projeto, mais de mil pessoas já compareceram ao auditório Cyro dos Anjos, na sede da ANE, para conferir os espetáculos, a maioria estudantes de escolas públicas do DF. A intenção é aproximar esse público da poesia de uma maneira diferente. A mediação das apresentações é feita pelo poeta e curador do projeto João Bosco Bezerra Bonfim.

O primeiro espetáculo foi Poesia para Brasília, que homenageou os poetas Anderson Braga Horta e Alexandre Pilati. Em Poesia, Cordel e Cantoria, os convidados foram os cantadores João Santana e Valdenor de Almeida, que encantaram a plateia com a criatividade dos versos improvisados na hora.

assinaturasAPRESENTAÇÃOPROMOTORA