​De maneira lúdica, escritores buscam tornar poesia mais atrativa

O projeto funciona na Associação Nacional dos Escritores, a mais antiga instituição cultural da Brasília, fundada em 1963, composta de poetas e prosadores. O curador do projeto Poesia em Voz Alta, João Bosco Bezerra Bonfim, convidado do Revista Brasília desta segunda-feira (05), diz que o propósito é levar poesia de qualidade para os estudantes do Ensino Médico, do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e turistas de Brasília.

Bonfim diz que a poesia está onde sempre esteve, não há muita distinção para mais ou para menos em relação a outros tempos, porque não é uma arte popular no primeiro sentido. “O que ocorre com o sistema educacional é que ele acaba escolarizando todos os conteúdos, não só a poesia mas os romances e os contos", analisa.

O poeta e escritor diz que é necessário usar o potencial da escola para reaproximar o estudante da poesia de maneira lúdica, brincante, do jogo e da sedução da palavra.

O projeto Poesia em Alta Voz já estreou no final de agosto e prossegue com os espetáculos a partir do próximo dia nove de setembro, às 20, com poesia, cordel e cantoria, no auditório da Associação Nacional dos Escritores.

Clique para ouvir esta entrevista na íntegra.


Fonte: Revista Brasília, EBC Rádios

assinaturasAPRESENTAÇÃOPROMOTORA