Projeto Poesia em Voz Alta une a literatura ao teatro e à música

#

A poesia não pode ficar guardada dentro de um livro esperando que alguém a leia. Essa ideia move o projeto Poesia em Voz Alta: Arte, Reflexão e Emoção, promovido pela Associação Nacional de Escritores (Ane), que começa nesta sexta (26/8).

Até o dia 30 de setembro, a sede da associação recebe o público para assistir a três espetáculos em que os poemas são ditos por seus autores em voz alta — como diz o nome do projeto, associados à linguagem cênica, à música, às imagens e às leituras.

O primeiro espetáculo, “Poesia para Brasília”, contará com os poetas Anderson Braga Horta e Alexandre Pilati. O segundo, “Poesia, Cordel e Cantoria”, terá a participação dos repentistas João Santana e Valdenor de Almeida (foto no alto da página). A escritora e atriz Cristiane Sobral é a convidada do terceiro, “Poesia, Memória e Resistência”.

Os três espetáculos vão se revezar em 15 apresentações. A expetativa é que 2 mil pessoas passem pelas sessões, incluindo estudantes do ensino fundamental e médio das escolas da rede pública do Plano Piloto e das regiões administrativas Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Varjão, Estrutural, Candangolândia e Núcleo Bandeirante.

Ao fim de cada uma das sessões, um poeta convidado participa de um bate-papo com a plateia, mediado por outro poeta. A ideia é promover discussões e reflexões sobre o significado da poesia.

O projeto pretende mostrar ao público uma forma diferente de enxergar a arte e, aos estudantes, oferecer um debate alternativo ao ensino da sala de aula. Além disso, espera-se que a plateia alcance as quatro camadas em que os poemas devem ser explorados: a do sentido, a do som, a da imagem e a do sentimento.

Confira a programação:

Poesia para Brasília
Estreia: sexta (26/8), às 20h
Em cartaz nos dias 29/8, 30/8 e 3/8 e 2/9, às 15h

Poesia, Cordel e Cantoria
Estreia: 9/9, às 20h
Em cartaz nos dias 12/8, 13/8, 14/8 e 16/9, às 15h

Poesia, memória e resistência
Estreia: 23/9, às 20h
Em cartaz nos dias 26/8, 27/8, 28/8 e 30/9, às 15h

Poesia em Voz Alta: arte, reflexão e emoção
De 26/8 (sexta) a 30/9 (sexta). No Auditório Cyro dos Anjos da Associação Nacional de Escritores – Ane (707/907 Sul, Bloco F, Edifício Escritor Almeida Fischer). Entrada franca. Classificação indicativa livre.


Fonte: Metrópoles

assinaturasAPRESENTAÇÃOPROMOTORA