O Projeto

#

Nos meses de agosto e setembro, o Auditório Cyro dos Anjos, na sede da Associação Nacional de Escritores (ANE), recebe o projeto Poesia em Voz Alta, com uma série de três espetáculos: Poesia para Brasília; Poesia, cordel e cantoria; e Poesia, memória e resistência. Trata-se do primeiro projeto que a ANE aprova no Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), numa iniciativa da atual diretoria.

Poesia em Voz Alta, sob a mediação do associado João Bosco Bezerra Bonfim, consiste na apresentação dos poemas dos convidados e também de clássicos de nossa literatura. Para o primeiro espetáculo, Poesia para Brasília, serão apresentadas obras de Anderson Braga Horta e de Alexandre Pilati. As peças poéticas selecionadas mantêm um intenso diálogo com nossa cidade.

Em homenagem às tradições orais e melódicas do povo nordestino, o espetáculo Poesia, cordel e cantoria, além da obra do poeta João Bosco Bezerra Bonfim, teremos os cantadores repentistas João Santana e Valdenor de Almeida. Ambos já se notabilizaram no cenário nacional como ganhadores de torneios com outras duplas de repentistas célebres.

A poeta Cristiane Sobral é a convidada para Poesia, memória e resistência, trazendo o lirismo combativo de seus cantares. Nascida no Rio de Janeiro mas tendo adotado Brasília como morada, Cristiane é também professora e atriz. Alguns de suas obras como Não vou mais lavar os pratos – título de um de seus livros – é célebre, já, na internet; igualmente popular na rede é seu Só por hoje vou deixar meu cabelo em paz, também título de outro de seus livros.

A dicção das obras terá o propósito de levar os participantes a percorrerem as camadas de sentido, sensações, melodia, imagens e sentimentos evocados por cada um dos poemas. As apresentações farão com que a plateia saia do lugar de assistente e ocupe o de participante na fruição, recriação e interpretação dos poemas. Em cada espetáculo, os participantes poderão dialogar com os poetas convidados.


Fabio de Sousa Coutinho

Presidente da Associação Nacional de Escritores

assinaturasAPRESENTAÇÃOPROMOTORA