Poetas, atores e músico

POETA MEDIADOR

João Bosco Bezerra Bonfim

Escritor

João Bosco Bezerra Bonfim - é poeta e pesquisador da área de análise do discurso. Graduado em Letras (UnB,1986), Mestre (UnB, 2000) e Doutor (UnB, 2009) em Linguística. Tem 26 livros publicados, entre cordéis, poesia lírica, infantojuvenis e ensaios sobre discurso da mídia. Mora em Brasília desde 1972, onde desenvolve um trabalho de promoção e incentivo à leitura literária; realiza atividades de mediação de leitura em escolas da rede pública de ensino e também em escolas privadas. Nos últimos anos, tem participado de eventos literários no Brasil e no Exterior, fazendo encontros com leitores, palestras e oficinas de formação de mediadores de leitura e de produção de textos literários.

POETAS CONVIDADOS

Alexandre Pilati

Escritor

é poeta e ensaísta, autor de e outros nem tanto assim. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015; A nação drummondiana - 4 estudos sobre a presença do Brasil na lírica de Carlos Drummond de Andrade (7letras, 2009); prafóra 7Letras, 2007); sqs 120m2 com dce. (NTC, 2004). Na área acadêmica, é professor-doutor da UnB; e autor de algumas dezenas de ensaios, publicados na imprensa e em cadernos especializados. É pesquisador e professor na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, poesia. Como militante da cultura, promove, anualmente, o Dia D, em homenagem a Carlos Drummond de Andrade.

Cristiane Sobral

Escritor

é escritora e atriz, autora de Só por hoje vou deixar o meu Cabelo em paz, poesia, Ed. Teixeira, Brasília, 2014; Espelhos, miradouros, dialéticas da percepção, contos (Ed. Dulcina, 2011. 2ª ed.); e Não vou mais lavar os pratos, poesia, Ed. Dulcina. 2ª edição, 2011. Como militante da cultura, já representou o Brasil na África do Sul, Colômbia, Equador e Angola, em missões de cooperação cultural e de pesquisa sobre as questões africanas. Foi Coordenadora de Artes Cênicas e professora de teatro na Faculdade Dulcina de Moraes (06 anos) e na Universidade de Brasília (2 anos).

João Santana e Valdenor de Almeida

formam uma dupla de cantadores de repente, com atuação no DF e estados do Nordeste, principalmente. No Festival Regional de Repentistas do DF em Taguatinga, ocasião em que a dupla obtive sucessivas vitórias, sendo o 2º Lugar, na primeira edição; em mais o primeiro lugar por 4 vezes consecutivas Ambos já se apresentaram ao lado de vários nomes consagrados do Repente como João Furiba, Oliveira de Panelas, Ismael Pereira, Sebastião da Silva, Edmilson Ferreira, João Paraibano e Chico de Assis. Nas apresentações discorrem sobre variados temas (de interesse público, históricos, atuais, etc.) em diversas modalidades do Repente (sextilhas, voa sabiá, coqueiro da Bahia, martelo agalopado, quadrão perguntado, o que é que me falta fazer mais, galope à beiramar, e outras), cantam canções, declamam poemas rimados, matutos e de cunho sócio-ambiental, atendem solicitações da platéia e, como de costume na Arte do Repente, se confrontam em desafios de repentes, interagindo com o público de modo espontâneo e descontraído. Têm se apresentado em inúmeros eventos culturais. Ambos são, também, poetas de bancada, isto é, escrevem livros; e são excelentes recitadores de “causos” matutos, isto é, histórias anedóticas, em versos.

Diretora de Cena

Claudia Leal

é diretora de teatro, formou-se pela Sorbonne Nouvelle – Paris III. Iniciou sua carreira há 30 anos em Brasília, fundando o primeiro grupo de teatro infantil da cidade “Idéias Coloridas”. Participou na organização das Ruas da Arte do movimento “Cabeças” e integrou o grupo “Esquadrão da Vida”. Mudou-se para a Espanha e depois para a França onde residiu e trabalhou como produtora, atriz e assistente de direção por 17 anos com as companhias teatrais “Maboul Circus Théâtre”, “Le Théâtre du Petit Pierre” e “Les Comédiens Associés”.

Músico

Toninho Alves

é Bacharel em Flauta transversal pela UnB na classe da professora Odette Ernest Dias. Integrante dos grupos instrumentais “Alma Brasileira Trio” com um CD gravado e apresentações por várias capitais brasileiras e na America Central. Do Quarteto de Flautas “Pé de Vento”. Também é integrante do lendário grupo de Música Popular Brasiliense “Liga Tripa”, onde é flautista, cantor e compositor. Lançou um CD independente de canções próprias chamado “Por Prazer” e Mãe Divina. Toninho é compositor de trilhas para vídeo e teatro e professor da Escola de Música de Brasília deste 89. Já tocou com artista de renome como: Hermeto Pascoal, Claudio Nucci, Eton Medeiros, Eduardo Rangel, entre outros.

Atores

Julie Wetzel

graduada em em Artes Cênicas e interpretação teatral pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2009-2013)

Pedro Caroca

ator, divulgador, produtor, gestor e consultor cultural. Atualmente integra dois grupos de teatro em Brasília: Cia Burlesca e BR S.A. Coletivo de Artistas, além de ser diretor da V4 Informação e Consultoria Cultural.

assinaturasAPRESENTAÇÃOPROMOTORA